Melhor Preço Garantido

CHECK-IN
DIA / MÊS
CHECK-OUT
DIA / MÊS
ADULTOS
+
-
CRIANÇAS
+
-

Caixa Belas Artes

R. da Consolação, 2423 - Consolacao, São Paulo - SP 01301-100, Brazil
Este local se destina à exibição de filmes desde 1956.

Como Cine Belas Artes foi inaugurado em Julho de 1967 com o filme de abertura ‘Os russos estão chegando os russos estão chegando’, programado pela Sociedade Amigos da Cinemateca.

Em 1980 ganhou a divisão de seis salas, existente até hoje, batizadas cada uma com o nome de um artista brasileiro: Villa-Lobos, Candido Portinari, Oscar Niemeyer, Aleijadinho, Mario de Andrade e Carmen Miranda.

Devido a sua programação alternativa, mesclando filmes de nacionalidades diversas e mantendo alguns filmes por longo período em cartaz, o Cine Belas Artes tornou-se um dos mais importantes pontos de encontro intelectual e artístico da cidade.

Em meados de 2002 o cinema quase foi fechado. André Sturm e a O2 Filmes assumiram o prédio, que passou por uma grande reforma em 2003, e foi inaugurado em 2004 com a exibição simultânea em todas as suas salas de ‘Do outro lado da rua’, estrelado pelos mestres do cinema brasileiro Fernanda Montenegro e Raul Cortes.

O cinema permaneceu com sua programação diferenciada, com uma média de 10 filmes em cartaz por semana, e uma variação de gêneros desde filmes de arte a clássicos antigos, passando por produções contemporâneas capazes de agradar ao público mais exigente e informado dos tempos atuais, até 2011, quando depois de muitas negociações o Cine Belas Artes teve suas portas fechadas.

Como consequência se iniciou na cidade de São Paulo um movimento pelo não fechamento do cinema – Contra o fechamento do Cine Belas Artes. Os mais diversos frequentadores do espaço, cinéfilos e cidadãos se uniram e somaram mais de 90 mil assinaturas, realizando a maior mobilização já ocorrida no Brasil em defesa de um patrimônio cultural. Porém não foi possível adiar o fechamento.

Em 2013 o cinema teve sua fachada tombada pelo patrimônio histórico estadual, e em 2014, três anos após o fechamento, a Prefeitura de São Paulo e a Caixa Econômica Federal viabilizaram a reabertura do clássico cinema.

Ainda em 2014, o cinema ganha como sócia a ASAS.BR.COM, um colaborativo internacional de inteligência criativa fundado pela cineasta Paula Trabulsi

Como Chegar

Detalhes